sábado, 11 de abril de 2009

Jogando como música!

Você já deve ter ouvido alguma música, ou já deve ter assistido a uma partida de futebol, creio eu, estou certo? Bom, em uma sessão de análise que eu fiz junto a um amigo em um bar, regado de bons copos de suco (RS), conseguimos unir bola (futebol) e música. Acho que você deve estar pensando, "bom agora acho que minha vida irá mudar esse idiota conseguiu unir música e futebol, coisa nunca vista no mundo" (dãr), pois bem, com relação ao idiota vocês têm razão, porém hoje, consegui perceber que existe muito mais que uma relação de entretenimento e diversão entre essas duas vértices, pois são ações que vão muito além de paixões nacionais.
Dizem por ai que jogadores de futebol não são tão cultos e inteligentes, contraste facilmente percebido quando comparados com um músico, que para o ser , dizem, que é necessário que estude muito para tal, mas que não terá muita finalidade se não dedicar-se, tal como um jogador dedica-se, aos treinos diários nos campos da vida, para ser um bom músico ou um bom jogador. Mas mesmo assim , essa não é a mais importante relação entre uma coisa e outra . Em um olhar muito crítico ou chato , como eu mesmo acho , parei para analisar o futebol como uma ação conjunta, onde o objetivo mútuo é combater um suposto oponente para alcançar a glória que é a vitória. E é comum assistirmos à partidas de futebol e criticarmos alguns profissionais pela sua performance dentro de campo , achando que sabemos muito sobre futebol e que na nossa opinião , determinado jogador não está contribuindo para que seu time vença.Isso é uma forma de expor nossas frustrações , por não sermos técnicos de futebol e ter o poder de dirigir nosso time do coração ou de sermos o próprio jogador , para fazer melhor que o criticado, mas nunca para chegarmos à conclusão que não entendemos muita coisa sobre futebol e muito menos sobre conjunto.Sempre que um jogador marca todos os gols ou o gol da vitória do seu time , ou que faz jogadas extraordinárias , ele é venerado pela torcida e exaltado pela mídia , por ter conseguido uma coisa que outros 21 jogadores não conseguiram, e ai é que entra minha indagação , será que sozinho esse jogador faria algo diferente dos outros 10 do seu time ou dos 11 do adversário? Sim, eu sei que não existe a possibilidade de um jogador atuar sozinho por um dos lados, mas no caso de serem 10 jogadores péssimos e apenas ele, o melhor do mundo, jogando por um time, será que mesmo sendo o melhor jogador do mundo, ele conseguiria fazer seu time vencer o jogo? (reflexão)
E ai, o que isso tem a ver com a música? Tudo.
É costume irmos a shows, formaturas, sambas na esquina, missas, cultos, macumba e em vários lugares onde encontramos música ao vivo, ali conseguimos (nós, leigos em música) perceber como uma música é feita na íntegra, como a junção de vários instrumentos torna-se um som agradável sem bagunça, sem desorganização e, o que conseguimos perceber é que os músicos que estão tocando estudaram para colocar os dedos nos lugares certos na hora certa ou, bater no instrumento no lugar certo e na hora certa em uma parte específica do mesmo, tudo isso para que o som saia do jeito que os tocadores querem que saia com um ritmo agradável, mas isso tudo tem uma coisa em comum com o futebol, a sinergia. Um instrumento só (com um músico tocando) consegue fazer uma música completa, ou um cantor consegue cantar uma música fazendo capela e nós, ouvintes, conseguimos entender que aquilo é um música, isso tudo porque um conjunto de acordes ou notas musicais juntas forma um som que ,quando chega aos nossos ouvidos , soam como uma coisa agradável , quando não estamos escutando o ritmo calipso é claro , tudo porque existe a sinergia entre instrumentos ou entre notas (acordes). No futebol , por mais que em um time o melhor jogador do mundo atue , mas não haja sinergia , esse time jogará sem organização e nunca encontrará um jogo perfeito , mesmo que o melhor jogador do mundo faça 3 gols , jogando com uma defesa bagunçada ,esse mesmo time tomará , provável mente, o dobro de gols feitos e isso é muito mais nítido na música , pois é notório quando em uma música ha metade da banda tocando em um acorde e a outra metade em outro , é o mesmo que um músico tocar uma música e cantar outra ,por menor que seja nosso conhecimento de música , perceberemos que ali existe uma coisa absurda , como percebemos hoje assistindo o campeonato carioca de futebol.
Então é fato dizer que mesmo que um time jogue mal , pode ser sim um time sinérgico e vencedor , como uma música , que pode ser escrita pelo Lairton dos teclados , mas que tocada pelo Jorge Ben, torna-se agradável. Concluí que, nas mais disputadas partidas de futebol, tocar uma música, pode vencer o jogo, porém temos que analisar quem é que está tocando a bola com os mesmos acordes, visualizar quem é que está defendendo com as mesmas notas para que no final, o time que tocar no mesmo ritmo, possa vencer o jogo.

3 comentários:

  1. Cara, sensacional o texto...
    Esse final ficou absurdamente sensacional... Parabéns... É assim que se faz...

    Grande abraço

    Duda

    ResponderExcluir
  2. "Sinergia deriva do grego synergía, cooperação sýn, juntamente com érgon, trabalho."

    Sociologicamente falando...rs... significa a coesão dos membros de um grupo ou coletividade em prol de um objetivo comum...

    o que invariavelmente é relacionado a sucesso... a bons resultados...

    E isso aplicado a tudo na vida que dependa de um resultado onde você não é o único ser a agir, como: casamento, trabalho, família, etc...

    A busca por essa sinergia é constante... e quando atingida é facilmente identificada pela harmonia e resultado positivo que traz.... seja no futebol, nos relacionamentos amorosos, no trabalho... enfim... em tudo!

    Parabéns pelo blog...rs... amei... voltarei sempre pra contribuir com minhas viagens...rs...

    Bjos,

    Aline

    ResponderExcluir
  3. Mto bom...difícil comentar algo tão realmente percebido. Mto bom... surpresa a cada dia...rs... parabéns junior...

    Bjos,

    Mari

    ResponderExcluir